quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Falemos, pois, de pesca

Uma temática ainda não abordada neste nobre espaço é a pesca. Por tal peço muitas desculpas. Bem sei que a pesca é um desporto muito querido junto da massa associativa e demais foliões do ATFC e por isso, há muito devia ter feito um post sobre isso. Ainda vou a tempo de emendar conduta quase tão reprovavel quanto urinar numa piscina pública enquanto se trauteia o malhão-malhão.

Falemos, pois, de pesca. O ATFC é o único clube do mundo que tem uma secção de pesca em que, segundo testemunhas oculares, se apanham cabras. Carpas, achigãs, barbos?! Isso é para meninos do coro. Eu queria era ver os profissionais a puxarem uma cabra com um fio de coco e um anzol 16! Palminhas para o Tonho Maria e o Chico Tonto! Espero ansiosamente por uma capa d'O Pescador com esta dupla imparável com uma cabra debaixo do sovaquinho de cada um e um riso malandro. E não pensem que é fácil. Em comparação com os demais concorrentes dos torneios de pesca, os nossos pescadores partem em clara desvantagem. Enquanto os restantes têm 10 canas, 5 caixas com 300 boias e anzois e o diabo a sete, mais engodo capaz de engordar a Beira Baixa, o Tonho e o Chico, partem apenas e só com uma geleira cada um. Á medida que a geleira vai esvaziando, começa a picar cada vez com mais insistência, até que a pequerrucha fica engatada. Seis ou sete horas depois de uma dura batalha com a cabra, lá se consegue acalmar a bichana e, salvo umas quedas, más disposições ou sonecas em valetas de esgoto, o pescador leva sempre a melhor e começa imediatamente a treinar para nova contenda.

Os meus sinceros parabéns à equipa de pesca e que continuem o bom trabalho que têm vindo a desenvolver. No fundo, e com esta me fico, há em cada agua travessence, um grande pescador de cabras!

7 comentários:

ana neves disse...

Falta apenas referir que a nossa fantastica dupla está em segundo lugar mas ao contrário como disse o nosso grande senhor das rimas o Tonhe Maria com muita alegria. Sem dúvida que em pescaria de cabras eles são os campeões, sendo que outros não pescam mas apanham na mesma.

Alex disse...

Cara Ana, se o refogado se esturrar para tu andares aqui a escrever, vai haver sarilho!

Quando começaste "falta apenas referir" temi que fosses comentar que ressono e cheiro mal dos pés...

Em relação à poesia Tonho Mariesca, reparem como o nome dele é o catalizador perfeito para o verso fácil. Gostava de vê-lo a fazer rimas com Alexandre...os meus pais mataram à nascença o enorme poeta que havia em mim. Imaginem eu a chegar ao placo (ao estilo do nosso poeta popular) e dizer "ora aqui está o Alexandre convosco, com toda a...a...o...é..." Nesse momento de engasgamento público, para além de sair envergonhado do palco, saio também com meia dúzia de tomates na testa e uma ou outra pedra da calçada pelo bucho.

Anónimo disse...

Na verdade tenho de reconhecer a veia poética deste Senhor, que para além de “pescar” como os outros que mencionou na sua rábola, ainda dá uns toques na poesia. Bem, para poeta e bobedolas só falta mesmo aparecer ao lado do Sócrates a discursar numa dessas campanhas que por aí tem acontecido.

A respeito dos nossos ilustres Pescadores, homens que tanto lutam para apanhar um ou outro peixito e depois são obrigados a deitá-lo fora, é bom reconhecer a árdua tarefa que estes Senhores têm. E este Senhor Poeta/Fanático/Boedolas e pior que estes todos, benfiquista, vem para aqui brincar com o esforço dos outros. Não tens vergonha Alexalegre…..

Que eles apanham grandes “cabras”, todo o povo agua travessence sabe, o que não é bonito é dizer que eles só apanham “cabras” quando vão à pesca. Isso são declarações falaciosas que em nada dignificam o bom nome desses desportistas, pois na verdade eles não apanham só “cabras”, de vez em quando também se embebedam!

Um bem-haja a todos!

Sérgio Santos

Anónimo disse...

terei lido bem???
a ediçao impressa desta semana do jornal "Ribatejo", diz que esta epoca os jogos da Inatel vao durar apenas 80 min (voltamos ao juvenis?), vao ser com series a uma volta apenas (onde esta a justiça e igualdade desta forma?), e ira ser apenas ate dezembro, havendo depois novo sorteio, onde se dividira os melhores classificados e os piores classificados.
Alguem me explica onde as 63 equipas foram ouvidas? continuamos a pagar balurdios de inscricoes, este ano arranjaram uma taxa nova e tudo, e n somos perdidos nem achados??? somos o melhor campeonato inatel do pais, mas por este caminho, isso certamente mudara...
Dia 3 de Outubro, pelas 10horas, é o sorteio das series. Temos que ir contra esta forma de campeonato, temos que mostrar que sem nos, nao ha campeonato, somos nos que semana a semana lutamos para haver futebol nas nossas terras, um futebol igual aos outros e nao reduzido em tempo. qualquer dia tambem dizem que passamos a jogar 10 jogadores para 10, porque lhes apetece. Nesse dia, quem nao concordar, que se manifeste, o campeonato é de nos todos e nao de meia duzia de directores, que nao pensam nas centenas de pessoas que todos os domingos se sacrificam em prol de hora e meia de convivio e suor.

Por favor, aceitem este comentario.

Ass-Um director de um CCD

Anónimo disse...

Ui ui ui....

Estes senhores do Inatel são is ideologistas....

80 minutos, é grave, mas não me choca, provavelmente traz mais competição ao campeonato que é para "amadores" e não para profissionais, como certas equipas já o praticam.

Quanto à segunda medida, vejo aí uma réplica "rasca" de um modelo da liga europa agora a vigorar em vez da taça uefa. Por si, a medida de fazer grupos só a um jogo já é má, pois é muito complicado estabelecer o critério de quem deve jogar em casa e quem deve jogar fora. E falo de uma organização que avalia jogo após joga e estudo tudo ao mais infimo detalhe. A uefa tomou uma má decisão, e como se isto não fosse fácilmente preceptivel, os senhores do Inatel fazem uma cópia de uma coisa que já é má. Todos nós sabemos que uma cópia de algo que é mau dá algo ainda pior. É o que vai ser o campeonato do Inatel.

Os dirigentes do Inatl tem de perceber a "mistica" de cada grupo, pois a cada zona estão associados dérbis que representam muito para os amantes deste espectáculo.

Que se olhe para as coisas com sentido objectivo de melhorar e convergir no sentido de dar mais condições aos atletas, aos árbitos e a quem assiste aos jogos, abdicando dos valores fúteis que lançam para a praça pública.

Venham mais aos jogos e percebam a realidade Srs. Dirigentes (de escritório).

Manifesto aqui a minha solidariedade e o meu apoio para com a mensagem deste senhor director não sei bem do quê, julgo de um jornal.

Sérgio Santos

Anónimo disse...

CCD = Centro de Cultura e Desporto, provavelmente algum clube participante.

E assino por baixo das duas opinioes.

Alex disse...

Quando fiz este post sobre pesca, pensei cá para mim "humm, isto vai dar molho!", mas sempre pensei que ia descambar no programa nuclear iraniano ou na desflorestação da selva amazónica...nunca num debate sobre as políticas do inatel.

Baseando-me no que foi dito pelo dirigente do CCD, devo dizer que subscrevo a indignação. Por duas razões. Primeiro porque, pelo que parece, os clubes (entidades mais importantes do Inatel) não foram ouvidos nestas mudanças tão relevantes. Mesmo que fossem boas medidas, seria fundamental ouvir as partes envolvidas e não tomar medidas unilaterais. A segunda razão, porque, na minha opinião, as medidas são más. 80 minutos parece-me descabido. Tudo bem que o pessoal bebe uns copos e faz umas noitadas, mas tem de se aguentar 90 minutos. O objectivo primordial do futebol é marcar golos, mais que o adversário e a alegria dos adeptos são esses mesmos golos. Ora, menos 10 minutos significa (ainda que teoricamente) menos golos e por isso piores espectáculos. Em relação a só uma volta é o disparate total. Sabemos que neste campeonato o factor casa é muito relevante e o facto de haver só um jogo entre equipas pode criar distorções competitivas graves.