terça-feira, 13 de novembro de 2007

Ponto de reflexão

Pensei em comentar as recentes opiniões de jogadores expressas num post, mas pela importância da questão resolvi criar um post sobre o assunto.

Em primeiro lugar, todos têm direito a ter uma opinião. O ATFC é uma entidade de liberdade e se a opinião for construtiva (como têm sido as aqui emitidas) é sempre bem vinda. Em nome da equipa técnica digo que estaremos sempre atentos a todas as opiniões, podendo segui-las ou não. A responsabilidade pela equipa é nossa portanto as decisões serão sempre só nossas, ainda que baseadas em opiniões exteriores.

Em relação ao modelo de jogo, temos uma ideia muito precisa do que queremos. Muito mais que esquemas tácticos, o que pretendemos é ter uma equipa que consiga demonstrar boa qualidade de jogo. Ainda não o conseguimos, é um facto, mas como temos a certeza de que é este o caminho a seguir, não iremos desviar-nos um milímetro desta filosofia. As peças poderão mudar, o esquema táctico também, os princípios de jogo não. Não são os resultados que nos perturbam, o que me preocupa são sistemáticos erros individuais que penalizam a equipa. Temos de aumentar os índices de concentração e preocupar-nos exclusivamente com a nossa missão em campo. Reparem que os 2 golos (não incluo o penalti que me parece um erro individual do árbitro) surgem de erros individuais e não da equipa em si e isto não é apenas do jogo passado e apesar destes terem dado golo, muitos outros foram cometidos. Sou levado a pensar que cada jogador quer fazer tudo sozinho e depois esquece-se da sua missão especifica. Enquanto não pensarmos como equipa e desempenharmos exclusivamente o papel que nos cabe, vamos ter problemas. Compreendo que por enquanto assim seja, uma vez que temos uma equipa em construção e por não treinarmos o suficiente e não o fazermos todos, leva tempo a criar mecanismos, mas eles vão aparecer se mantivermos o estilo de jogo.

Por fim, sugiro que todos reflictam sobre o que têm feito e o que podem fazer para melhorar e nunca entrar no caminho errado de apontar como responsáveis para o mau desempenho individual, sejam arbitros, campos, colegas, bola, ou qualquer outro factor externo. Eu reflicto bastante sobre o que posso fazer melhor e tenho a certeza que já cometi alguns erros, tenho consciência deles o que me permite aprender e melhorar. Especificamente para um comentário do Ruy em relação ao que o Sérgio disse, é verdade que tu e o flávio entraram para jogar uns minutos. É sinal que confiamos em vós e queremos que ganhem experiência para poderem ajudar-nos no futuro. Sabia que não iam mudar o jogo. Estava perdido, por isso resolvi ganhar qualquer coisa nesse jogo. Resolvi ganhar jogos no futuro, porque cada 10 ou 15 minutos que tu ou qualquer jogador mais novo jogue é bastante importante para vós e poderá fazer a diferença mais tarde. No vosso lugar aproveitava cada minuto, porque connosco vão ter mais oportunidades que teriam com qualquer outra equipa técnica e mesmo que não façam grandes jogos nós nunca iremos de desistir de contar convosco, assim vocês mantenham a atitude e a vontade de melhorar.

7 comentários:

Sérgio Santos disse...

Uiui ui… O que é que anda para aqui?! Óh meus caros, vamos lá a meter ordem no curral. Para começar, e algo que até julgo ser normal, o facto de cada um ter um treinador dentro de si até que me transmite algumas boas impressões, pois é sinal que a linguagem que a equipa técnica utiliza para fazer o elo de ligação com o plantel é facilmente compreendida. Por outro lado, isto de ter um treinador dentro de si traz aspectos negativos, pois cada um pensa que a equipa deve jogar à sua imagem e ao mínimo desvio do azimute traçado leva ao desleixo e ao incumprimento daquilo que lhe é pedido.
Deixando-me agora de grandes teorias, devo de assinar por baixo tudo o que foi dito pelo alex, ficando bem claro que há uma equipa técnica e por muito que isso não vos pareça, nós trabalhamos e pensamos nos problemas da equipa.
Nós estamos acordados rapaziada!
Não andamos a dormir!
Por isso, vamos todos trabalhar em prol da melhoria dos nossos índices de jogabilidade e dos resultados a bem da equipa, dos adeptos e do clube. Não vamos complicar o que é fácil!
Tudo depende de nós (Equipa técnica e jogadores)!
É preciso entender que são dois elementos dissociáveis (eq técnica e jogadores), como também é preciso perceber e por em prática o significado e a missão de cada um. Vamos resumir-se ao nosso trabalho fazendo aquilo que nos é pedido sem complicar nem entrar em mundos que não são os nossos. Realço que todas as opiniões são bem vindas e que isto não é nenhum alerta ou chamada de atenção, simplesmente é uma reflexão pois as coisas não estão a correr bem e algo tem de mudar.
PS: Ruy e Tiago fazem muito bem em ir correr, acho que todos deviam seguir o vosso exemplo. Com esses pequenos gestos consegue-se grandes coisas no futuro.

Alex disse...

Ser treinador é muito fácil mesmo, se tivermos a treinar no Football Manager...quando se treina o ATFC, em que temos de conciliar os gostos de cada um em campo, as personalidades, e sobretudo ter de deixar de fora amigos, a coisa torna-se muito complicada. A juntar a isto o facto de treinarmos 1 vez por semana e com menos de metade do plantel torna muito dificil transmitir para a equipa a nossa visão sobre o que deve ser o nosso futebol. Com a determinação de cada um vamos aos poucos moldando a equipa para o que queremos que seja. Uma coisa é garantida, temos de assumir as nossas responsabilidades e deixar de passar o tempo a desculpar-nos com factores alheios. Culpar os outros pelos nossos erros é sempre fácil...dificil é ter tomates para os assumir e pelo que tenho ouvido, o que não falta ao pessoal do ATFC é tomates.

Anónimo disse...

Bom dia malta. Caro mister Alex, em relação ao seu texto, eu não discordo em nada, eu aprecio em todos os encontros o meu tempo de jogo e neste momento não estou preocupado com isso, apesar de já ter jogado 3 anos na Bemposta iniciei este ano a minha carreira no INATEL e sei onde é o meu lugar. O que referi sobre o tempo de jogo foi só para relembrar ao meu colega Thyago que adaptação ao ritmo do jogo a 15 minutos do fim é muito mais difícil do que quando se entra a titular ou no inicio da segunda parte, são todos factores que influenciam, muito mais quando a esperança de virar o resultado já não existe. É só. Oice`s

Anónimo disse...

Em relação a ser treinador, não sei pois nunca joguei desse lado e também nunca fui adepto do Football Manager ou de qualquer outro jogo parecido. lol. Já fui viciado no FIFA mas ate isso deixei de jogar. Mas compreendo a vossa posição e o que é difícil ter sido tantos anos jogador e agora virem-se obrigados a ser misteres, principalmente o Alex, mas os jogadores estão todos cá para apoiar e se todos forem sensatos com eles próprios e com os restantes elementos tudo vai correr bem. Boa sorte para o resto da época e 3 vivas para os misteres. Oice`s

Anónimo disse...

Pessoal, não tenho por obrigação, mas venho só aqui justificar que ainda não divulguei os resultados nem as classificações da passada jornada como tinha referido que o iria fazer em principio na 3ª feira passada pois o blog do INATEL de Santarém não foi ainda actualizado desde a quinta-feira passada, não percebo porque mas assim que for eu colocarei aqui tudo pois aguardo também saber todos os resultados da nossa série. Abraço

Sérgio Santos disse...

Arreciadas 3 x 0 Água Travessa
Casais Revelhos 3 x 1 Vale das Mós
Envendos 4 x 2 São Facundo
Carvoeiro 1 x 5 Sentieiras
Alvega 2 x 0 Esparteiros

Sérgio Santos disse...

Class. Equipa J V E D GM GS GA P Dc
1 Alvega 6 5 1 0 19 4 15 16 2,0
2 Sentieiras 6 4 1 1 22 11 11 13 3,5
3 Arreciadas 6 4 0 2 16 10 6 12 4,5
4 Envendos 6 3 1 2 15 18 -3 10 2,5
5 Esparteiros 6 3 0 3 13 15 -2 9 1,5
6 Casais Revelhos 6 3 0 3 14 12 2 9 4,5
7 Água Travessa 6 1 2 3 8 13 -5 5 3,5
8 São Facundo 6 1 2 3 6 12 -6 5 2,5
9 Carvoeiro 6 1 0 5 7 17 -10 3 3,0
10 Vale das Mós 6 0 3 3 4 11 -7 3 0,0