segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Interrupção no Inatel

Segundo me disseram, esta interrupção nos campeonatos do Inatel está ligada a uma questão de origem dos jogadores que colide de, certa forma, com o espírito do Inatel.

Ao que sei, o desporto do Inatel tem uma orientação exclusivamente amadora, de forma a proporcionar à classe trabalhadora uma forma de recreação minimamente organizada. Nesse sentido, a inscrição de elementos não profissionais está muito limitada ( 2 inscrições se não me engano). Portanto, recapitulando, o Inatel organiza campeonatos para equipas compostas por trabalhadores que pertençam ao meio geográfico da sua equipa. É aqui que reside o problema. Pelo que me é dado a conhecer, o facto de muitas equipas terem jogadores com residência fora da área geográfica da equipa está na origem deste adiamento.

Na minha opinião, este argumento é um disparate. Imaginem o meu caso. Os meus pais são da Água Travessa, eu nasci em Abrantes, vivi toda a vida em Santarém e agora vivo em Lisboa. Qual é a minha origem? Em que região do Inatel é que eu deveria jogar? Em Abrantes? Santarém? Lisboa? Bombarral (isto porque uma vez vinha de uma viagem muito grande e estava à rasca para um chichi e parei no Bombarral...soube-me mesmo bem...desde aí criei um laço muito especial com essa grande terra)? Eu acho que deveria poder jogar onde quisesse. Se, para mim, é em Água Travessa que me sinto melhor e que gosto de estar e jogar, então muito bem, deveria jogar aí. Se os campeonatos da Inatel são feitos para diversão da classe operária (quase pareço o Jerónimo de Sousa a falar, camaradas) então que deixem o pessoal jogar onde se sente melhor. Se há pessoal de Santarém, Lisboa, Abrantes que quer jogar no ATFC, pois muito bem que jogue.

Se o problema é o facto de jogadores de uma terra não jogarem aí para irem jogar numa outra, então mais uma vez estou contra. Se esses jogadores da terra vão para outra é porque o clube da terra não reune as melhores condições e portanto se quiser os jogadores terá de melhorar. Isto até cria uma concorrência salutar. Vejam o caso do ATFC. Com o esforço de algumas pessoas temos condições bastante boas em termos de infraestruturas, o que fomenta nas equipas da região uma ambição de igualar ou superar o que o ATFC conseguiu.

O que o Inatel se deveria preocupar é em que existam condições mínimas para a prática do futebol. Deveria definir de requisitos mínimos para que uma equipa possa ter futebol, quer em termos do campo em si, como também dos balneários. Quem joga ou já jogou no campeonato do Inatel, sabe bem a que me refiro.

Sem comentários: