terça-feira, 29 de setembro de 2009

Ginásios

Sei bem que o tema central deste blog é o nosso ATFC. Ainda assim (e perdoem-me a libertinagem) acho por bem abordar outros temas. Não só porque refresca este espaço, mas sobretudo porque me apetece.

Este, avanço já, não é agradável. Estava eu no ginásio hoje de manhã quando vejo nas notícias que saiu uma legislação a impor que os professores dos ginásios tenham que ter uma licenciatura. Não discordo, mas será que não há medidas muito mais prementes a adoptar? Na minha opinião, sim! Desafio os legisladores a legislar (lá está) sobre a indumentária a usar nestes espaços. Já! Explico a minha exaltação. Reparem neste cenário (Ana, este é um cenário absolutamente teórico): estou eu a fazer 300 Km na bicicleta*, apreciando a forma graciosa como umas coleguinhas bem frescas se exercitam. Fervilham ideias que, não raras vezes, envolvem algemas, chicotes e muita sacanagem. Nisto (e notem que ainda fervilham essas ideias) passa no meu ângulo de visão um macambúzio com calções de licra bem apertadinhos. É uma situação comparável a estar a receber umas massagens bem excitantes e de repente reparar que é um homem que as está a fazer. É coisa para andar uns anitos bons no psiquiatra e duvido que alguma dia se recupere desse trauma. É por isso que deviar haver regras de vestuário nos ginásios. Homens - roupa bem larga; Mulheres - que se lixe a roupa!

*com esta crise ando a fazer os 300 Km de bicicleta a prestações. Comecei há 6 meses e lá para Maio de 2014 devo estar a meio.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Falemos, pois, de pesca

Uma temática ainda não abordada neste nobre espaço é a pesca. Por tal peço muitas desculpas. Bem sei que a pesca é um desporto muito querido junto da massa associativa e demais foliões do ATFC e por isso, há muito devia ter feito um post sobre isso. Ainda vou a tempo de emendar conduta quase tão reprovavel quanto urinar numa piscina pública enquanto se trauteia o malhão-malhão.

Falemos, pois, de pesca. O ATFC é o único clube do mundo que tem uma secção de pesca em que, segundo testemunhas oculares, se apanham cabras. Carpas, achigãs, barbos?! Isso é para meninos do coro. Eu queria era ver os profissionais a puxarem uma cabra com um fio de coco e um anzol 16! Palminhas para o Tonho Maria e o Chico Tonto! Espero ansiosamente por uma capa d'O Pescador com esta dupla imparável com uma cabra debaixo do sovaquinho de cada um e um riso malandro. E não pensem que é fácil. Em comparação com os demais concorrentes dos torneios de pesca, os nossos pescadores partem em clara desvantagem. Enquanto os restantes têm 10 canas, 5 caixas com 300 boias e anzois e o diabo a sete, mais engodo capaz de engordar a Beira Baixa, o Tonho e o Chico, partem apenas e só com uma geleira cada um. Á medida que a geleira vai esvaziando, começa a picar cada vez com mais insistência, até que a pequerrucha fica engatada. Seis ou sete horas depois de uma dura batalha com a cabra, lá se consegue acalmar a bichana e, salvo umas quedas, más disposições ou sonecas em valetas de esgoto, o pescador leva sempre a melhor e começa imediatamente a treinar para nova contenda.

Os meus sinceros parabéns à equipa de pesca e que continuem o bom trabalho que têm vindo a desenvolver. No fundo, e com esta me fico, há em cada agua travessence, um grande pescador de cabras!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Caos e desordem em Água Travessa

Bem sei que o título é um tanto ou quanto sensacionalista. Diria mesmo, com traços de capa do 24 Horas. No entanto, a verdade foi essa e não há nada a fazer quanto a isso e a mim ninguém me cala...a não ser eventualmente o Xocratas. Como vos dei conta, sempre fui contra uma festa da filhós sem que antes fossem feitas (pelo menos) 10 festas da mini. Pensei (ingenuamente) que a história me daria razão. Enganei-me redondamente. A falange de glutões da filhós bateram aos pontos a turma dos durões da cervejola. Foi com lágrimas nos olhos (e com uma mini na mão) que assistia à multidão que invadia e teimava em não desarmar a barraquinha das filhoses, contrastando com meia dúzia de indefectíveis que não desistiam de mandar abaixo mais e mais minis. Bem que tentei exultar o alcoolismo alheio, mas a cada hora, a equipa da mini perdia mais elementos que engrossavam as hostes da filhós. Tristes os tempos em que um bocado de massa frita coberta de açucar e canela, leva a melhor sobre o licor dos deuses. Nunca pensei ver um traço identitário basilar dos Agua Travessences que é a enorme propensão a emburcar minis sem dó nem piedade, ser perdido em favor de um frito natalício. O que se segue? Que a adoração singular por frango assado seja substituida por ovos da Páscoa, hein? Que cenário aterrador imaginar o Chumbo, em vez de assar o belo do frango, estar a pôr lacinhos em ovos de chocolate.

Época 2009/2010

Como prometido venho dar-vos conta de algumas notas sobre a época de futebol que se avizinha.

Podemos dizer que a pré-época foi bem agitada. Iniciámos a preparação na máxima força, com um lote de jogadores invulgar (cerca de 30) e com uma equipa técnica empenhada em mostrar o seu valor. Infelizmente, a inexperiência no cargo conduziu a que a equipa técnica decidisse que o melhor para a equipa seria a sua substituição. Este imprevisto levou a que se criasse um vazio temporário do cargo que complicou a devida preparação da equipa. Depois de uma breve liderança interina, conseguiu-se finalmente resolver a situação. Neste momento temos uma equipa técnica competente que merece a nossa total confiança e que, com tempo, preparará uma equipa competitiva para se bater condignamente em qualquer campo.

Em relação ao plantel, temos neste momento cerca de 18 jogadores. Mantivémos uma base sólida de jogadores que já conhecem a casa há alguns anos a que se juntam novos elementos que com certeza se ambientarão sem problemas ao nosso clube. Como será do vosso conhecimento, sempre foi política do ATFC receber todos quantos estejam empenhados em abraçar os ideais do nosso clube. Nesse sentido, fica aqui feito o convite a jogadores que queiram envergar as cores do nosso clube a se apresentarem nos treinos que têm lugar às sextas-feiras pelas 20h.

Como compreendem ainda são algumas as indefinições na constituição da equipa. Como é normal nesta fase, ainda haverão algumas entradas de jogadores para reforçar o plantel. Assim sendo, ainda é cedo para elencar aqui a constituição da equipa. Fá-lo-ei quando entender que não haverá mais mexidas na mesma.

Mais uma vez, espero que haja jogadores a ler o blog e que queriam dar a sua contribuição. Para o fazer basta mandar-me mails (alex_jdlf@hotmail.com) a dar notícias.