segunda-feira, 27 de outubro de 2008

ATFC 0 - 1 Esparteiros

As notícias não são as melhores. Neste passado domingo perdemos em casa frente aos Esparteiros por 1 bola a zero.

O ínicio do jogo ficou marcado por alguma preponderância ofensiva da equiva forasteira que criou alguns lances de perigo que poderiam ter dado em golo, com inclusivé 2 ou 3 bolas na barra. Com o decorrer do jogo conseguimos livelar a contenda e fomos para o intervalo na mó de cima e com 2 perdidas clamorosas para fazer o golo. No início da segunda metade começámos melhor e conseguimos criar alguns embaraços à equipa adversária que mostrou alguma dificuldade em controlar as nossas movimentações atacantes. Quando o jogo parecia condenado ao empate, num canto a favor dos Esparteiros, conseguiram aproveitar da melhor forma um momento de desconcentração defensiva e marcaram o único golo da partida.

Ainda que me seja difícil manter alguma imparcialidade, parece-me que o resultado mais justo seria o empate, sobretudo com golos. Ambas as equipas tiveram boas oportunidades de golo e o espectáculo beneficiaria bastante com isso.

Para finalizar, parece-me que a nossa equipa precisa sobretudo de mais confiança e maturidade. Confiança para definir melhor os lances, com a cabeça mais "fria" e maturidade para não perder a concentração no jogo e para conseguir mandar nos ritmos de jogo: pausá-lo quando é necessário e acelerá-lo quando nos convém.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Brunheirinho 1 - 2 ATFC

É com grande satisfação que dou conta da primeira vitória no campeonato 2008/2009 do Inatel. Vitória justa, a pecar pela diferença mínima no marcador.

Desta feita pude ir ver a jogatana e assistir à nossa primeira vitória. O inicio do jogo foi bastante dividido, mas aos poucos fomos tomando conta dos acontecimentos e as oportunidades foram-se sucedendo, sobretudo na segunda parte. Nota-se ainda falta de coordenação nas movimentações da equipa, fruto do início de campeonato e da mudança de método de trabalhos e abordagem ao jogo. Destaco a forma humilde como os nossos jogadores abordaram o encontro, sem qualquer tipo de arrogância ou sobranceria. Lutámos muito, ainda que por vezes não da melhor forma, mas julgo que a vitória é incontestável. O ATFC foi a equipa que mais procurou o golo e por infortunio ou falta de pontaria, natural nesta fase da época, não conseguimos uma vantagem mais alargada.

Esperemos que, já no próximo domingo, consigamos nova vitória desta feita frente aos Esparteiros.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Primeira Jornada: ATFC 0 - 3 Alvega

Neste domingo começou finalmente o campeonato do Inatel. A redondinha voltou a rolar ou pelo menos saltitar. O primeiro resultado não foi o melhor, mas em nada nos tira o orgulho de envergar as insígnias do clube. Apesar de não ter podido ir ver o jogo por motivos profissionais, tenho a certeza que a rapaziada deu o máximo para conseguir outro resultado. Segundo sei, fomos assolados por uma onda de lesões que nos impediu de nos apresentar-nos na máxima força. Resta-nos agora analisar os nossos erros e corrigi-los já no próximo domingo frente ao Brunheirinho. Conto lá estar para apoiar a rapaziada e ver uma vitória clara do nosso ATFC.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Desabafos

Bem sei que não estão para me aturar em dissertações estapafurdias, mas preciso mesmo de desabafar. Não, não vou falar sobre o empate no estádio do mar. Em relação a isso já desabafei o suficiente nesse dia quando, devidamente munido de uma toalha molhada e de umas boas páginas amarelas, infligi duros golpes no corpanzil da minha partner. Desabafei e não deixei marcas. Que mestria!

O que vou quero falar é sobre algumas coisas que me deixam completamente apanhado. A primeira prende-se com aquelas frases que o pessoal (especialmente as miudas) colocam no hi5. Do género "vive cada dia como se fosse o último...blá, blá, blá" ou frases feitas sobre o amor e a amizade e o que mais. Epá é muito deprimente mesmo. Qual é o objectivo de pôr essas frases? Toda a gente sabe que quem as pôe não as inventou! Até deve haver um site onde estão todas as frases feitas que já ouvimos montes de vezes para podermos copiar. Repito, qual será o objectivo? Sempre me intrigou isto. Se é para nos inspirar, pois esqueçam. Pelo menos para mim não inspiram nada, a não ser talvez uns instintos homicidas. Se é para demonstrar a completa falta de originalidade e lamechice saloia, pois bem meus caros(as), estão no caminho certo. Quando entro no hi5 tento não olhar para o lado onde estão as frases, mas não resisto. Raro é o dia em que não está qualquer tipo de hino ao amor e à amizade. Enfim, se calhar o problema está em mim e essas frase até fazem todo o sentido e são muito bonitas, mas a mim ninguém me tira que não passam de palavras vazias que evidenciam a falta de ideias de quem utiliza as ideias alheias só porque as acham muito bonitas e altivas. Pois eu acho-as ridículas.

Há ainda outra coisa que ainda me deixa mais apanhado que são os mails diários que recebo sobre publicidade a viagra e a formas de aumento do tamanho do pénis. Todo o santo dia lá está mais qualquer coisa sobre estas matérias. Será que estas empresas mandam estes mails sem qualquer critério ou será que fizeram algum estudo e concluiram que rapazes que se podem considerar como verdadeiros deuses gregos são mais propensos à impotência e/ou têm "utensílios" microscópicos? Presumo que de nada me servirá responder para cada um deles a dizer que estou bem e que não tenho qualquer pretensões a ser um homem-elefante ou um homem-estação-de-serviço-24h (sempre em funcionamento). Apesar da minha auto-confiança (exagerada de certeza), não posso deixar de pensar que é a minha namorada que está por detrás destes mails. Por isso sempre que lá em casa a palavra pequeno ou mole é pronunciada imediatamente peço explicações. "O que queres dizer com isso desse bocadinho de pão ainda estar mole? Estás a dizer que o cacete é mole é isso, é? Que o cacete é pequeno e mole??? É isso? Tens queixas, é? Não perdes pela demora, que o Benfica mais dia menos dia volta a perder pontos e aí vais ver a dureza e grandiosidade da minha fúria!

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Interrupção no Inatel

Segundo me disseram, esta interrupção nos campeonatos do Inatel está ligada a uma questão de origem dos jogadores que colide de, certa forma, com o espírito do Inatel.

Ao que sei, o desporto do Inatel tem uma orientação exclusivamente amadora, de forma a proporcionar à classe trabalhadora uma forma de recreação minimamente organizada. Nesse sentido, a inscrição de elementos não profissionais está muito limitada ( 2 inscrições se não me engano). Portanto, recapitulando, o Inatel organiza campeonatos para equipas compostas por trabalhadores que pertençam ao meio geográfico da sua equipa. É aqui que reside o problema. Pelo que me é dado a conhecer, o facto de muitas equipas terem jogadores com residência fora da área geográfica da equipa está na origem deste adiamento.

Na minha opinião, este argumento é um disparate. Imaginem o meu caso. Os meus pais são da Água Travessa, eu nasci em Abrantes, vivi toda a vida em Santarém e agora vivo em Lisboa. Qual é a minha origem? Em que região do Inatel é que eu deveria jogar? Em Abrantes? Santarém? Lisboa? Bombarral (isto porque uma vez vinha de uma viagem muito grande e estava à rasca para um chichi e parei no Bombarral...soube-me mesmo bem...desde aí criei um laço muito especial com essa grande terra)? Eu acho que deveria poder jogar onde quisesse. Se, para mim, é em Água Travessa que me sinto melhor e que gosto de estar e jogar, então muito bem, deveria jogar aí. Se os campeonatos da Inatel são feitos para diversão da classe operária (quase pareço o Jerónimo de Sousa a falar, camaradas) então que deixem o pessoal jogar onde se sente melhor. Se há pessoal de Santarém, Lisboa, Abrantes que quer jogar no ATFC, pois muito bem que jogue.

Se o problema é o facto de jogadores de uma terra não jogarem aí para irem jogar numa outra, então mais uma vez estou contra. Se esses jogadores da terra vão para outra é porque o clube da terra não reune as melhores condições e portanto se quiser os jogadores terá de melhorar. Isto até cria uma concorrência salutar. Vejam o caso do ATFC. Com o esforço de algumas pessoas temos condições bastante boas em termos de infraestruturas, o que fomenta nas equipas da região uma ambição de igualar ou superar o que o ATFC conseguiu.

O que o Inatel se deveria preocupar é em que existam condições mínimas para a prática do futebol. Deveria definir de requisitos mínimos para que uma equipa possa ter futebol, quer em termos do campo em si, como também dos balneários. Quem joga ou já jogou no campeonato do Inatel, sabe bem a que me refiro.