segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Balanço da época

Aproveito o direito que me foi concedido por mim próprio de escrever neste espaço para falar um pouco sobre a época que agora terminou.

Quando se colocou a questão de assumir em conjunto com o Sérgio e o Renato a função de treinador sabia que iriamos ter um trabalho dificil pela frente. Conjugar as personalidades de um grupo de 20 homens nunca é tarefa fácil, sobretudo quando se é amigo pessoal de todos eles (dos que não conhecia tão bem, passei a conhecer e a considerar como verdadeiros amigos) e não se quer colocar em causa essa amizade. Neste ponto acho que fomos muito bem sucedidos. Não só não existiram quaisquer tipo de atritos entre nós, como creio que aprofundámos o espírito de grupo. Penso que isso se vê nitidamente na forma como os jogadores que entraram este ano se entrusaram facilmente. Duvido que se alguém de fora fosse a um dos nossos jantares conseguisse perceber quem está ali há 6 anos e quem entrou neste ano.

Em relação à nossa prestação desportiva temos de estar inconformados. Quando nos primeiros treinos vi os jogadores que tínhamos sempre pensei que conseguíssemos muito melhores resultados que os que tivémos. Apesar de estar consciente que em relação ao ano passado sairam muitos titulares e isso iria ter consequências, pensei que tínhamos qualidade para fazer uma boa época. O que pensei na altura mantenho. Sei que temos bons jogadores. Não fizémos uma boa época, mas devemos estar motivados porque temos qualidade para melhorar. Preocupante seria se víssemos que não temos um único jogador que saiba jogar futebol. Não é assim. Para além de termos bons jogadores, temos uma equipa muito jovem e com uma larga margem de progressão.

Assumo aqui e assumirei perante sócios, direcção e equipa as minhas responsabilidades. Apesar do Sérgio e do Renato pertencerem à equipa técnica, como estava lesionado e fiquei sempre no banco ou arredores, tomei muitas das decisões que nos conduziram a maus resultados. A decisão sobre a disposição da equipa e constituição inicial foi sempre tomada em conjunto, mas as substituições e alterações tácticas durante os jogos, foram tomadas única e exclusivamente por mim. Nesse sentido sou o principal responsável por maus resultados. Quando se tem bons jogadores e razoáveis condições de trabalho (infelizmente não treinamos tanto quanto o ideal), não resta grande dúvida quanto aos responsáveis. Se eventualmente as coisas teriam corrido melhor com outra equipa técnica, nunca o saberemos.

Na próxima época continuarei disponível para dar tudo por este clube. Espero que esteja recuperado para poder tentar ajudar, desta vez, dentro de campo. Isto se o mister assim o entender. Se eventualmente o Costa pendurar o abre latas, estou também disponível para ir para barista e se o Picarete deixar de beber, estou pronto para beber as minis dele.

Carvoeiro 2 - 2 ATFC

No passado domingo, tivemos uma dificil deslocação ao campo do Carvoeiro. As condições climatéricas demonstraram-se um tanto ou quanto marotas e choveu a bom chover. Nem treinador e delegado se safaram à intempérie. Só para que fique em acta, eu andei nas costas do Sérgio. Foi uma cena rápida, mas penso que inesquecível para o meu companheiro de equipa.

Em relação ao jogo, destaco o empenho de todos os jogadores, que apesar das condições limitativas do desenvolver do nosso jogo, tentaram sempre lutar pela vitória, o que infelizmente não foi possível.

Termina assim a época 2007/2008.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Parabéns!

Caros compatriotas água travessences, é com grande alegria que aqui felicito o casal Rita-Sr Jorge Brasileiro Espanholito de Matos. É verdade, a Rita está de esperanças. Não, não está atacada por esse síndroma lagarto da esperança, mas sim grávida. Falando em nome da família ATFC, desejo que tudo corra pelo melhor e que o pirralho/pirralha nasça de boa saúde e que em breve, também ele ou ela, esteja na nossa companhia a comer frango e a gritar oices até que a rouquidão ou a Policia de Segurança Pública nos pare.

Hip hip, urra!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

ATFC 1 - 3 Alvega

Caros amigos, no passado domingo fomos derrotados em casa frente a Alvega. Entrámos bem e acabámos por marcar primeiro, indo para o intervalo na frente. Infelizmente sofremos um golo no primeiro minuto da segunda parte que nos desanimou e acabámos por sofrer o segundo, terminando a partida com o terceiro golo do visitante.

Depois deste jogo fiquei ainda mais orgulhoso por pertencer ao ATFC. Não há nada mais ridículo que uma equipa que não sabe vencer e passa o jogo a tentar enxovalhar-nos por estarmos mal posicionados na tabela classificativa. É típico de uma equipa com jogadores que nunca se viram em semelhante situação e não estão preparados para ocupar esse lugar. Devo destacar a atitude do capitão de equipa de Alvega, que por não saber o seu nome, vou chamar-lhe "batatinha". Pois bem, o batatinha, devidamente acompanhado por um ou outro salsicha e sabonete, fizeram questão de insultar o nosso grande amigo, Geison, com bocas xenófobas. É nestas alturas que sinto vergonha de ser Português. Ver individuos com quem partilho este país a insultar pessoas apenas pela cor da pele ou pela nacionalidade é muito triste. Pois bem, batatinha e companhia, para mim só faz falta a Portugal quem cá está com uma atitude digna e honesta. Sejam brancos, pretos, católicos, muçulmanos, membros do circo cardinalli, portugueses ou estrangeiros. Certamente, quem não faz falta absolutamente nenhuma são sabujos que tentam mandar abaixo pessoas que gostam muito de cá estar e nós gostamos igualmente de os ter por cá. Destaco ainda a dignidade dos jogadores do ATFC, que embora o batatinha tenha demonstrado marcante tiques homossexuais, nunca o insultaram acerca dessa sua faceta. Cada um é como é e se ele gosta de sapatos grandes, nariz vermelho, roupas largas e de homens, temos de aceitar.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Atão pá?!

Como é rapaziada? Estou a ver este blog muito fraquinho! Ninguém comenta nada. Assim não faço a mínima ideia se detestam muito, muito este espaço ou se simplemente abominam a sua existência. Vou ter de jogar uma cartada infalível para atrair a vossa atenção: gajas!

No seguinte link poderão ir a um blog bem mais interessante que este, que nos presenteia com o melhor de gaija que por aí anda na praça. Quer-me crer que as imagens, ainda que não pareçam, são mesmo reais. Estas sem vergonha existem mesmo. Babem-se:

http://edeuscriouamulher.blogspot.com/

Já me ia esquecendo que existem raparigas que veêm este blog (pobres infelizes...com tanta coisa boa para fazer). Nesse sentido e prevendo que algumas de vós não ficarão satisfeitas com o blog das gajas, deixo-vos aqui um link que fará as vossas delícias.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Rescaldo da festarola de dia 2

Bem sei que a festa já foi à mais de uma semana. É um facto. Devido à minha confessa preguiça e ao facto de necessitar de algum tempo para digerir tamanha avalanche alcoólica, só agora me sinto devidamente preparado para opinar sobre o referido acontecimento.

Local: Água Travessa. Horas: cerca de algures à tarde. Tempo: fresquinho, com humidade relativa da ordem do moderado, vento de norte com muita intensidade mais para o final da noite, ondulação fraquinha.

Começo por dar os merecidos parabéns à malta do bar. Para além da muita variedade da oferta (cerveja, vinho, whiskey, aguardente, bagaço, vinho...) ainda por cima conseguiram aliar a isto uma enorme variedade de reacções ao alcool. Se já era normal que o alcool exacerbasse os dotes vocais, não se esperava que despertasse o bébé chorão que vive aprisionado no interior de alguns de nós. Uma revelação, sem dúvida. Queria também manifestar os meus agradecimentos a Deus nosso senhor por hoje saber onde estou. Só Ele nos protegeu de não andarmos perdidos neste momento nos montes Urais, algures na Sibéria. Queria ainda esclarecer que o que apareceu nos escaparates das revistas cor de rosa é inteiramente falso. Eu, de facto, passei uma viagem a dormir no banco de trás com o Picarete, mas nunca a cabeça dele tocou sequer de raspão no meu ombro, tão pouco eu dormi no seu regaço e pus o dedo dele na boca para adormecer melhor. Lá por ele ter cantado uma música de embalar para eu dormir melhor, isso não quer dizer nada. Só fiquei triste por no dia seguinte nem uma mensagem nem nada...

Pedia a todos quantos leêm este blog que se encontrarem um mafarrico de seu nome Geison Sousa, o encaminhem imediatamente à sede do ATFC a fim de liquidar todas as suas dívidas. Realmente este clube está à frente. Os clubes normais têm ordenados em atraso para com os jogadores. No ATFC são os jogadores que têm montantes em dívida para com o clube. Aqui paga-se para dar biqueiros para o ar, meus amigos!

Por fim, e porque este blog corre pelos mais altos níveis da sociedade portuguesa, quero descansar o senhor Presidente da República acerca daquela mensagem que recebeu por volta das 22h dessa noite. Caro Presidente, o jovem que lhe enviou essa mensagem já está recuperado (dentro do possível) e não aparenta sequelas de maior. Os problemas psicológicos que ele referiu estão ultrapassados. Peço-lhe ainda que se dirija à nação para descansar os restantes concidadãos portugueses que terão ficado alarmados quando receberam essa mensagem. Obrigado, pá!

Casais Revelhos 1 - 0 ATFC

No passado domingo perdemos no campo dos Casais Revelhos. Parece-me um resultado injusto porque nos batemos bem e tivémos oportunidades para igualar e até mesmo passar para a frente do marcador. Não o fizémos e portanto temos de nos conformar com o resultado. Pelo menos tentámos, nem sempre com o devido discernimento, mas tentámos.